segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

i told you i was trouble, you know that i'm no good

A entrada do Summer Soul Festival foi tranquila, sem filas, os show foram bem pontuais e as trocas de palco bem rápidas. A única reclamação foi que compramos fichas e quando fomos trocá-las por refrigerante no final do evento, havia acabado tudo. E a fila no caixa pra trocar novamente por dinheiro estava enorme e nós estavamos mortas de cansaço. Acabei perdendo 5 reais.
A maior surpresa do sábado foi certamente o dia ensolarado e a noite de lua crescente, acreditem, sem chuvas. \o/

Mayer entrou no palco todo lindinho, gingandinho, as músicas deles são ótimas, ele é muito simpatico. Interagiu bastante. Ele é muito encantador, quero casar com ele (i think i just fell in love with a geek star), hahaha. Ele contou uma história (sei lá se é verdadeira, hehe) de que foi abordado por um policial no aeroporto pedindo seu autógrafo. Ele ficou feliz por ter sido reconhecido e prontamente deu. Então o policial disse "Thank you! I love you, SpiderMan. You are Tobey Maguire, right?" Hahaha, tadico.


Janelle canta horrores, igualzinho ao cd. Ela usou toda a potencia daquelas caixas de som e a voz dela ecoava linda e alta pra marginal inteira. A movimentação no palco é um pouco curiosa. Sabe o clipe que postei? É tipo aquilo, ficam umas outras pessoas dançando de jeitos engraçados e umas roupas, haha, sei lá. Ela bateu tanto cabelo que no fim desmanchou o topetão. Estribuchou no chão, jogou água no povo e nela mesma e saiu whipping her hair back and forth.

Amy... Ah, Amy... Quando o carinha gritou o nome dela pra ela entrar, juro que não acreditei. Todo mundo pareceu crescer uns 10cm e mesmo eu estando perto da grade e num ponto em que havia conseguido ver os outros cantores com facilidade, não via nada. Eu falei 'Ela entrou? Não tô vendo?' E a bee na minha frente respondeu 'Entrou'. Eu perguntei 'Que roupa ela tá usando??' e ele 'Uma saia preta e uma parte de cima branca!', hahaha...
Fiquei me espichando também e no fim consegui vê-la. Tão pequena. 
No começo parecia cantar meio tímida mas ao longo do show foi cantando cada vez mais alto. E ela é tão subversiva que subverte as próprias musicas e fala as frases do jeito que tem vontade e se não tiver, nem fala. O povo cantava tão alto que as vezes não ouviamos a voz dela. Mas quando ela se empolgava, dava pra ver que o cerebro talvez tenha sido afetado pela vida junkie, mas não a sua voz. E mesmo as pessoas acusando sua interpretação de ausente, ela parecia uma mocinha cheia de sentimentos doloridos sendo expostos a tanta gente, como se tivessem lendo seu diário ali em cima, talvez encabulada. Como se o único jeito de juntar coragem pra dizer tudo aquilo fosse não encarar os ouvintes no olhos. Às vezes ela sorria com a reação do público, fazia uns passinhos desengonçados, tomava qualquer coisa naquela caneca. Perguntou o que estavamos achando daquela apresentação dela e da banda. O povo que não fala inglês não entendeu bem o que ela queria dizer. Então ela disse 'vou lhes dar mais uma chance' e o povo percebeu que a única coisa que precisava fazer era gritar e ela sorriu de novo.
Ela cantou mais de uma hora daquele jeito Amy de ser, nem dava pra acreditar que era ela mesmo ali cantando aquelas músicas que eu ouvi milhares de vezes. Depois saiu. Voltou pro bis e cantou mais 2 músicas. Tive a impressão de que desde o primeiro show em Floripa, Amy foi se lembrando porque se tornou cantora e do gosto que sente em fazer isso.
Acho graça na ingenuidade de quem esperava um espetaculo a lá Beyonce. Eu fiquei satisfeita. Reconhecendo suas dificuldades e imperfeições, como ser humano e 'fora de forma', até mesmo o seu estilo músical, com suas letras melancolicas, desesperadas e decadentes, Amy fez o que veio fazer. Aquela é Amy Winehouse. O problema são os que insistem em esperar dela aquilo que ela não é.



Concordo muito com o que disse Ricota Não Derrete e Glamurama sobre os shows.
Que me perdoem os 'críticos', mas eu, como fã, gostei de vê-la. Fico muito feliz de ter tido essa oportunidade e me arrependeria se não tivesse ido.



2 comentários:

  1. Ai eu queria ir!! Amy é única, em estilo em voz em tudo! Não da pra comparar e mesmo sem todo o espetaculo da Beyonce tenho certeza que foi mara!

    ResponderExcluir
  2. Não tem nada mais emocionante do que ver nossos ídolos ao vivo!
    Fiquei louca no show do Stone Temple Pilots e só de lembrar passo mal.
    Gosto bastante da Amy, dela e das músicas!
    Deve ter sido demais!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir